quarta-feira, 31 de agosto de 2016

51° Resenha - É proibido sorrir

Boa noite, como vão? Faz tempo que não posto resenha aqui né? Haha foi a correria da Bienal (logo terá post especial contando como foi!). Mas enfim, hoje venho falar de um livro incrível que li em agosto.


Título: É proibido sorrir. 
Autora: Esther Lya L. 
Páginas: 212. 
Editora: Chiado Editora. 
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ (5/5).

Sinopse: 

Baingani vive há século num sistema, a Política Vermelha manda e ponto final. Mas embaixo da sua cidade, embaixo da Praça Vermelha que já viu tanto sangue, embaixo das pessoas que já ouviram tantos gritos de tortura, se encontram os túneis. Túneis tão secretos quanto seus donos e a origem das Políticas. E são nesses túneis que se encontram as respostas. É em cada símbolo azul, que se encontra a resistência que lutará pela liberdade.

Em um mundo onde homens lideram, o que você fará? O que fará quando está confinado à uma Política Vermelha, onde o mais simples ato de sorrir é completamente proibido?


Resenha: 

Em Baingani o que predomina é a política vermelha. Um sistema onde o homem é superior e autoritário, enquanto a mulher é um simples objeto. 

Um lugar onde até mesmo sorrir, se tornou proibido. Mas muitas mulheres acabam não resistindo, e num ato descuidado, acabam deixando nascer um sorriso em seus lábios. Costuradas. É assim que se chamam aquelas que foram pegas sorrindo e acabaram por ter seus lábios presos por uma linha, pelo resto de suas vidas... 

A sociedade acredita somente no poder, inteligência e liderança dos homens; as mulheres não tem vez, muito menos voz. O que as resta então? Aceitar que os homens são melhores que elas? Não! Elas querem igualdade. 

E foi daí que nasceu a política azul, pessoas que lutam pela igualdade dos sexos, pela justiça e principalmente pela liberdade. Eles não descansarão, até alcançarem o que almejam. 

Sorria, Murex! 



Frases favoritas do livro: 

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas por aquelas que permitem a maldade."

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."

"Mas todo sistema tem a sua falha... E essa falha aumenta cada vez mais, aumentando as chances da nossa liberdade, esperada cada vez mais... A minha liberdade... E a de todas as mulheres. E neste dia, sorriremos."

Onde comprar: 

Chiado Editora

Espero que tenham gostado, e que leiam este livro incrível! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa