terça-feira, 10 de janeiro de 2017

{Resenha} Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo - Benjamin Alire Sáenz

Título: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo.
Autor: Benjamin Alire Sáenz.
Páginas: 392.
Gênero: Literatura Juvenil.
Onde comprarSubmarino.

SinopseAristóteles é um jovem de quinze anos solitário e introspectivo, revoltado com todos os segredos que o mantêm distante da verdade sobre sua própria vida. Há anos ele não escuta o nome do irmão mais velho dentro de casa, e tudo o que ele sabe é que Bernardo está preso, mas não tem ideia do que aconteceu. Ele já não suporta todo esse mistério à sua volta, principalmente quando há ainda mais mistérios escondidos dentro de si.
Quando chegam as férias de verão, Ari se pergunta se finalmente descobrirá o mundo que está lá fora à sua espera e de que tanto ouve falar. Por acaso, ele encontra um garoto que, apesar de também ter ascendência mexicana e o nome de um intelectual famoso, é completamente diferente dele. O que começa como uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser.


"Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões."


Resenha: O livro se passa no ano de 1987, na cidade de El Paso e conta a história de Aristóteles - ou Ari, para os mais íntimos - um garoto de quinze anos, descendente de mexicanos que não faz questão de ter amigos. Ele é o filho mais novo de um ex-soldado que lutou no Vietnã com uma professora, que, apesar de não serem os melhores pais do mundo, se esforçam para cuidar de Ari. 
E é no verão deste mesmo ano que ele conhece Dante, um adolescente carismático, comunicativo, apaixonado por poesia e um tanto peculiar. Ele é filho de um professor com uma psicóloga que são os pais mais carinhosos, compreensivos e fofos que eu já tive o prazer de ler. 
Propondo ser professor de natação de Ari, Dante logo consegue começar uma amizade com aquele garoto tão quieto e fechado. Eles são o oposto do um do outro, e é isso que torna 
aquela amizade tão especial.
Este livro é simplesmente lindo. A forma como o autor fez a vida de um adolescente de 15 anos se tornar algo tão tocante e envolvente, é impressionante. Os personagens são tão reais que você sente as emoções através das páginas. Amor, medo, confusão, ódio. 
Benjamin Sáenz soube muito bem criar uma história simples, com escrita leve e capítulos curtos que envolve o leitor de tal forma que cem páginas parecem dez. 
Um livro sobre família, sobre sentimentos. Sobre saudade. Sobre homossexualismo. Um livro sobre amor.

24 comentários:

  1. Olá, confesso que esse livro não me chama muito a atenção, quem sabe um dia eu não resolva dar uma chance para essa história. Gostei da sua resenha e da forma como soube colocar sua opnião, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você dê uma chance e que o livro te surpreenda. Que bom que gostou, beijo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A capa e o titulo desse livro sempre me chamaram a atenção, então ano passado tive o prazer de realizar essa leitura, eu simplesmente amei!!!! Concordo com você quando diz que o autor envolve o leitor que a história é envolvente e tocante. Gostei da forma que escreveu sobre o livro, conseguimos notar o quado você gostou dessa leitura.

    Parabéns pelo post! Beijos!
    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa, título, escrita, personagens, tudo é incrível nesse livro não é? Fico muito feliz que tenha gostado, beijo!

      Excluir
  4. Eu sou louca para ler esse livro e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler e apreciar a leitura. Beijo!

      Excluir
  5. Olá
    A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi o título, achei totalmente demais e super legal os nomes dos personagens principais e as referencias de onde foram tirados. Não imaginava que seria um romance gay (não sei se é assim que fala, se não for me perdoa) e isso me encorajou ainda mais a lê-lo pois ainda não li nada do tipo.
    Imagino que deve ser uma história com uma bela lição de vida.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  6. Olá, a capa desse livro é linda, mas a sua premissa não me chamou tanto a atenção, gostei da sua resenha, mas acho que essa não seja o tipo de leitura que me agradaria, um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Esta obra e belissima, pelo visto deve contar com um otimo enredo, lerei assim que possivel

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei sua resenha, há um bom tempo estou interessada em ler este livro, agora minha vontade aumentou ainda mais!
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Desconhecia o autor, mas isso não me surpreende, é o primeiro romance de autor mexicano de que tenho notícia. Somos muito bombardeados com literatura inglesa e norte-americana, quase não conhecemos outros. Bem, esse livro realmente me pareceu uma ótima leitura, adorei a citação que escolheu, sobre dores e tempestades, há dias em que me sinto assim tb. Procurarei ler com certeza!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Tem tanto livro bom por ai e só conseguimos ver a dimensão disso vindo olhar nos blogs.
    Adoro livros que tenham como tema guerra, amizade e tenha um tom dramático.
    Com certeza se tiver oportunidade o lerei.
    Beijos.

    Giu

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Tem tanto livro bom por ai e só conseguimos ver a dimensão disso vindo olhar nos blogs.
    Adoro livros que tenham como tema guerra, amizade e tenha um tom dramático.
    Com certeza se tiver oportunidade o lerei.
    Beijos.

    Giu

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Uau! Quando li esse título, achei que tivesse a ver com os clássicos, não que fossem dois jovens! Nem imaginava que tivesse essa premissa. Apesar da capa que não achei tão bonita, quero muito ler, me chamou a atenção a premissa!

    ResponderExcluir
  13. OOi!
    Primeiro, que capa lindaaa! Só por ela já compraria. kkkk
    A premissa do livro mais sua resenha, me deixaram com vontade de realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  14. OLá... já faz um tempo que não leio resenhas desse livro... acho incrível como ele sempre causa as melhores impressões nas pessoas que o leem... realmente parece que encontramos tudo isso que descreveu em sua resenha... eu não leria o livro mas adorei a indicação e pretendo dar de presente... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro completamente por causa da capa, confesso... Rs... Infelizmente, minha experiência não foi boa como a sua, não sei se por estar com a expectativa alta demais de tanto ouvir elogios, mas a história não conseguiu me envolver nem me tocar de verdade.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nicolli, sua linda, tudo bem?
    Que mensagem linda tem esse livro. Já vi muitas resenhas elogiando, até o momento não tive a oportunidade de ler, ele ainda está na minha lista. Adoro quando os autores falam sobre família, isso me toca muito. E pelo visto, irei sentir na pele os sentimentos dos personagens. Não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Nicolli.
    Esse livro parece realmente ser muito bom, vejo muitas resenhas positivas a respeito.
    Sou louca para ler ele, espero ter a oportunidade logo. Adoro quando o livro nos faz sentir esse misto de emoções! <3

    ResponderExcluir
  18. Olá! Achei a história bem interessante, e o nome dos personagens bem legais, acho que o autor fez de propósito. Você disse que dá para sentir bem os sentimentos na leitura e isso para mim é essencial. Parabéns para resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Confesso que esse livro não faz muito meu estilo, porem gostei da resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Se antes eu já queria esse livro agora eu quero mais ainda, ótima resenha <3

    ResponderExcluir
  21. Parece um livro digno de ser explorado 😉

    ResponderExcluir

 renata massa