terça-feira, 3 de janeiro de 2017

{Resenha} Lágrimas agrestes - Letícia Sardenberg

Título: Lágrimas agrestes.
Autor: Letícia Sardenberg.
Páginas: 92.
Gênero: Romance/ Literatura nacional.
Onde comprarAmazon.

SinopseCom linguagem sedutora, expressões inventivas como “pisando elefantemente”, “meus pés só acordariam para dentro”, “os restos de mim cabiam com folga no buraco do assoalho”, diálogos perfeitos e ritmo tenso, Leticia Sardenberg envolve o leitor desde as primeiras linhas. E o leitor se sente coautor da narrativa, agarrado aos medos, às frustrações e aos sonhos da jovem Damiana, sem querer parar, atordoado de suspense, angústia e compaixão. Negra e mais velha do que a irmã Ritinha, as duas abandonadas num orfanato no sertão da Bahia, Damiana se viu separada da pequena lourinha escolhida por um casal do sul do Brasil, e a partir daí convive com uma saudade extrema e dilacerante. No entanto, Damiana gosta de ler, é sonhadora e determinada. Rapidamente conquista duas grandes amigas no orfanato: Francisca e Luciana. Essa amizade solar faz reviravoltas, cria situações de alegria e coragem. Emoções fortíssimas acontecem no decorrer de toda a história, em meio à violência, à fome, ao descaso, à crueldade, ao preconceito e à miséria, mas, especialmente nos últimos capítulos, momentos de grande tensão poética e humana deixarão o leitor surpreso e encantado, contente, acabrunhado, pensativo, atônito, com certeza mais rico em sentimentos e visão crítica da vida, diante dessa menina transmudada em professora, que lá no início, “agrestemente”, disse: “Eu mesma haveria de dar destino à minha vida.”



"Acontece que a escola da vida é uma correnteza de rio. Suas águas não vão parar de fluir até que vocês aprendam a nadar."


Resenha: Damiana é uma garota que desde pequena conheceu o sofrimento de perto. Fome, pobreza, miséria e morte rodearam sua infância e a fizeram amadurecer antes do tempo.
Abandonada com sua irmã mais nova no orfanato Criança Feliz, a menina se vê prestes a perder Ritinha quando um casal vindo do sul do Brasil chega ao orfanato baiano com o intuito de adotar uma criança e se interessam pela pequenina garota loura.
Sem sua irmã, a vida no orfanato se tornou ainda mais difícil para Damiana. A saudade era grande, a dor era gigante, mas o amor por Ritinha, esse era ainda maior.
Ao completar dez anos, a criança se vê em uma nova fase da sua vida quando têm de ir embora do Criança Feliz. João de Deus era o nome de seu novo abrigo. Lá, a vida sorriu para Damiana e trouxe-lhe duas amigas; Luciana e Francisca. Tudo tornou-se então um pouco mais suportável. A amizade das garotas, os livros da biblioteca e as tarefas da escola alegraram um pouco aquela vida tão triste. Mas nunca, de modo algum, Dadá esqueceu-se de sua irmãzinha Rita. Ela mostra para todos que somente nós mesmos podemos dar destino às nossas vidas.
Tocante, envolvente e emocionante. "Lágrimas agrestes" é aquele livro que irá te conquistar em poucas páginas e te fará torcer pelos jovens e apaixonantes personagens.

43 comentários:

  1. Que resenha perfeita! Que presente mais lindo você me deu no desabrochar de 2017! Muito obrigada por sua leitura sensível e por suas palavras tão carinhosas. Que elas toquem os corações leitores e os motivem a ler a história de Damiana. ❤️️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que muitas pessoas conheçam a história da Dadá e se emocionem assim como eu! ♡

      Excluir
  2. Olá Colly, tudo bem?
    Adorei a resenha, o livro parece ser bem emocionante, imagino como foi a leitura, com certeza irei colocar na lista, estou precisando de um livro assim ultimamente.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ra, tudo sim e com você? Fico feliz que tenha gostado, espero que tenha a oportunidade de ler e que aprecie a leitura.
      Beijo! ♡

      Excluir
  3. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, parece ser uma ótima leitura e com certeza gostaria de poder ler também. A premissa chamou muito a minha atenção!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fer! Como vai? Espero que tenha a oportunidade de ler, é uma obra muito emocionante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece ser um livro muito tocante! Eu gosto de livros que retratam um pouco a realidade de algumas pessoas <3 Linda resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comovente o modo como a autora contou as dificuldades sofridas pela protagonista que, infelizmente é a realidade de alguns. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijo!

      Excluir
  6. Oie! Mais um livro que não sei se leria, ele tem uma temática muito bom, mas aparenta ter uma narrativa muito forte e não estou bem para esse tipo de livro por enquanto! ótima resenha!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Espero que leia futuramente. Beijo!

      Excluir
  7. Que resenha mais linda!
    Já tinha ouvido falar do livro e ler sua resenha me deu vontade de comprá-lo. Com certeza irei derramar umas boas lágrimas, mas a história, além de retratar a vida de milhares de crianças, parece ser muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se for uma leitora emotiva prepare os lencinhos haha!
      Beijo.

      Excluir
  8. Nossa, até arrepiei com essa resenha!

    Parece muito bom o livro..>E por se tratar de crianças orfãs me lembrou muito a série The Fosters (tem no netflix).

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar da série mas nunca assisti. Acho um tema interessante, vou procurar saber mais da série.
      Beijo! ♡

      Excluir
  9. Olá
    Eu não conhecia essa obra mas achei a proposta em si bm bacana e a capa é bem legal. A sua resenha deu para me deixar bem situado do que a obra trás. Fio feliz que esse livro te conquistou muito. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te levado a conhecer a obra. Beijo!

      Excluir
  10. A capa do livro está lindíssima e tenho certeza que será uma leitura que agregará bastante. Já estava interessada me alguma novidade para o kindle, e agora tenho essa aqui. Amei.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mesmo magnífica. Esses dias ele estava de graça na Amazon, vale a pena conferir se ainda está. Beijo!

      Excluir
  11. nunca tinha falado deste autor/livro, espero le-lo em breve, bastante emocionante desde a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste tanto quanto eu ♡. Beijo!

      Excluir
  12. Acho que essa capa conseguiu passar exatamente o sentimento que o livro transparece. Me interessei muito pela história, apesar de todo o sofrimento me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa retrata bem o cenário do livro. Fico feliz que tenha se interessado e espero que possa ler em breve. Beijo!

      Excluir
  13. Achei a capa tão simples, mas que me fez simpatizar. Me interessei por ter uma protagonista negra. Por mais que hoje em dia a gente veja histórias assim com mais facilidade, ainda é difícil achar, né? Adoro histórias envolventes e emocionantes assim. Já quero ler. Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Uma história bem triste. Abandono deixa marcas indeléveis no coração das pessoas. Uma história que merece ser lida. gostei do nome do abrigo "João de deus". Ansiosa para conhecer a história. Adorei sua resenha.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, parece ser uma história bem triste e intensa, que todos deveriam ler, gostei bastante da sua resenha, com poucas palavras conseguiu me encantar e deixar curiosa, espero ler a obra em breve e me emocionar como você deve ter se emocionado, beijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adoro esse tipo de leitura, apesar de achar que não é o tipo que preciso no momento rs
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei curiosa para saber o que acontece no decorrer da trama. É muito bonito ver que as meninas mão esqueceram uma da outra.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Oiee Nicolli ^^
    Estou tão curiosa para ler esse livro! Tinha visto algumas coisas a respeito dele na semana passada (eu acho), e já estava curiosa. Vendo que você gostou agora, só fiquei ainda mais...haha' Parece ser muito tocante e emocionante, espero gostar também :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Achei o livro tão curtinho que nem sei se leria... Mesmo que pareça uma história tocante, não curti a presença das "expressões inventivas" citadas na sinopse, mesmo porque as de exemplo não entendi direito o que quiseram dizer.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está mais para um conto, né? Bem, eu gostei bastante da proposta, explora um tema que não é muito citado em livros e foi exatamente isso que me chamou a atenção. A protagonista parece ter uma vida difícil e adoraria saber como isso foi desenvolvido.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a autora, a capa é bonita.

    A história me pareceu ser cativante, uma vez que por si só já toca os corações do leitor por toda a situação - crianças orfãs irmãs separadas. Mas acredito que é errado separar irmãos e que isso não deve acontecer com muita frequencia, na realidade!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee, tudo bom? Gostei de conhecer essa obra! É a primeira resenha que leio sobre Lágrimas Agrestes e achei a premissa bem interessante. Parece mesmo ser uma leitura tocante e envolvente. Já anotei sua dica! :D No momento não estou lendo e-books na amazon, mas assim que voltar lerei esse também.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem??
    Não conhecia este livro e ele parece ser daqueles nos preenche e nos toca... pelo enredo apresentado na resenha podemos ver que mesmo diante da separação a irmã jamais esqueceu da outra e que os laços independente do sangue são os que nos fortalece e nos ajudar a crescer e realizar os sonhos... adorei!!! Xero!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar do livro e devo dizer que ao ler a sua resenha, fiquei um pouco curiosa com a premissa. Apenas pela capa dava para perceber, mas ao ler suas impressões tive a certeza de que o conteúdo do livro é, em sua maior parte, focado em drama e, por isso, não deve ser o tipo de leitura para ser realizada a qualquer momento. Deve ser difícil acompanhar a jornada de Damiana e suas experiências nos orfanatos. Espero conferir um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Não conhecia a obra, mas apesar da sua resenha mais curtinha, consegui sentir um leve interesse pelo livro. Quero ler mais nacionais e esse curtinho pode ser que entre para minha lista, ainda mais com uma história de uma garota órfã e vida contada tão cheia de emoção. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, belíssima resenha e o livro parece tocante, intenso, imagino a vida da Damiana sentindo saudades de Ritinha e pelo jeito a amizade aliviou um pouco essa dor. Parece bem emocionante, linda dica, bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá, sou parceiro da autora, e estou com este livro para ler, gostei de saber que encontrarei personagens envolventes e que o enredo te conquistou tanto assim. Gosto de como a autora desenvolveu a história. :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Nicolli, sua linda, tudo bem?
    Já quase chorei só lenda sua resenha. Nossa, que vida cruel a delas. Deveria ser proibido adotar uma irmã sem levar a outra. Isso é desumano, não se separa irmãs!!! Vou me emocionar muito. Não conhecia o livro, mas não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Estou com essa obra na minha lista de leituras e confesso que fiquei feliz em saber suas impressões que só me animaram para embarcar de vez nela.
    Saber que ela é envolvente e aborda tais temas, além de nos mostrar que nós somos responsáveis pelo nosso destino através de nossas escolhas me intriga bastante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Nicolli, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog. É maravilhoso ver que uma moça tão jovem ainda é uma maravilhosa leitora e quer dividir isso com outros.
    Segundo, esse livro parece ser a coisa mais lindamente encantadora do mundo. A sinopse por si só me deixou encantada!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oie,
    Eu nunca vi nada sobre esse livro, mas gostei da premissa cheia de emoção, já anotei para ler em breve.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  31. Má oee! Que legal que a protagonista é baiana, ão costumo ler muitos livros com personagens conterraneos meus. Parece uma história muito tocante mesmo, infelizmente é a realidade de muitas crianças negras em busca de uma família, deprimente demais. Certamente leria, apesar de odiar capa com foto, achei o livro bem intrigante. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Essa história parece ser muito tocante, do tipo que nos emociona e motiva a superar obstáculos. Gostei muito do livro ter uma protagonista negra, o mercado literário carece de mais representativadade racial.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Oie
    Tudo bom?
    Nossa fiquei com pena dela de ter sido separada dá irmã e com o tempo ter que sair do local que conhecia como lar.
    História tocante.
    Beijos

    ResponderExcluir

 renata massa