segunda-feira, 18 de julho de 2016

45° Resenha - Alice no espelho

Olá pessoal, como estão? Hoje trago a resenha de mais um livro nacional pra vocês, o Alice no espelho recebido em parceria com a escritora Laura Bergallo. 



Título: Alice no espelho. 
Autor: Laura Bergallo. 
Páginas: 160.
Editora: Edições SM. 
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐(5/5).

Sinopse: 

Alice é uma adolescente que responde de maneira destrutiva aos problemas que é obrigada a enfrentar, como a ausência do pai, o qual ela não vê desde pequena. Gradativamente, Alice entra em um processo de anorexia e bulimia que nem a mãe, obcecada por ginástica e regime, nem a avó se dão conta. Essa percepção só ocorre no momento agudo da doença. Mesclando a história de Lewis Carroll, a autora relata de maneira muito sensível e numa linguagem atual e direta um drama cada vez mais presente em nosso cotidiano.



Resenha: 

 Alice é uma garota que teve a infância marcada pela separação dos pais quando ela tinha apenas oito anos. 
Isso causou na menina uma grande tristeza pois seu pai era quem lia para ela Alice no país das maravilhas, fazendo a garotinha viajar naquele mundo mágico.
Mas a realidade era bem diferente, teve de se acostumar a ausência do pai que agora tinha uma nova família e ainda ouvir as reclamações da mãe que sempre dizia estar gorda. 
Mas a adolescência chegou e novos problemas surgiram na vida da garota. Já não bastava sua aparência horrível e enorme, a mãe a avó ainda a obrigavam a comer pois diziam que ela estava muito magra, só podia ser zoação! 
Mas arrumou uma solução: era apenas fingir tomar banho após as refeições e provocar o vômito que era abafado pelo barulho do chuveiro. Pronto, assim ela não engordava e nem ouvia sua avó e a mãe reclamar.  
Mas aquele simples ato, que no começo parecia inocente e trazia para Alice uma sensação de leveza, acabou se tornando mais grave e só assim foi notada pela mãe e pela avó. Alice estava com anorexia e bulimia. 
E foi então que através de um espelho Alice achou uma escapatória, entrando em um mundo completamente novo e cercado de pessoas iguais, onde ela descobriria, futuramente, como é bom ser diferente. 

Estou sem palavras para este livro, devorei em pouquíssimo tempo, em horas! A leitura flui de maneira tão envolvente que eu não conseguia parar de ler. A edição está belíssima, as letras são em um tom de vermelho e a primeira página dos primeiros capítulos são cinza, e por fim as ilustrações dão um toque todo especial! 
Além disso a Laura Bergallo soube exatamente como encaixar assuntos tão sérios e presentes no nosso cotidiano em uma estória leve, envolvente e mágica. 


Frases favoritas do livro: 

"No início da história, a gente que escreve ainda não conhece muito bem a personagem, porque ela vai se mostrando aos poucos, a cada ato que pratica ou frase que diz." 

"- Será que é louco quem pensa diferente? Ou será louco justamente quem pensa igual?"

"Agora entendo o que ela quis dizer com aquilo de as rosas serem bonitas porque são diferentes. Afinal, ela só quer o direito de ser diferente. "

Onde comprar: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa