quarta-feira, 13 de julho de 2016

Primeiras Impressões: É proibido sorrir - Esther Lya

Olá! Como vocês estão? Hoje estou trazendo algo diferente para vocês, são as minhas primeiras impressões do livro É proibido sorrir, da parceira Esther Lya. Ela disponibilizou os três primeiros capítulos e eu li assim que ela me enviou, agora vou dizer o que achei, e logo terá resenha quando eu ler o livro completo.
Mas tem resenha do outro livro dela, A marcha dos javalis, que foi uma das minhas melhores leituras até hoje!


Titulo: É proibido sorrir. 
Autor: Esther Lya.
Páginas: 212. 
Editora: Chiado editora. 

Sinopse: 

Baingani vive há século num sistema, a Política Vermelha manda e ponto final. Mas embaixo da sua cidade, embaixo da Praça Vermelha que já viu tanto sangue, embaixo das pessoas que já ouviram tantos gritos de tortura, se encontram os túneis. Túneis tão secretos quanto seus donos e a origem das Políticas. E são nesses túneis que se encontram as respostas. É em cada símbolo azul, que se encontra a resistência que lutará pela liberdade.
Em um mundo onde homens lideram, o que você fará? O que fará quando está confinado à uma Política Vermelha, onde o mais simples ato de sorrir é completamente proibido?


Primeiras Impressões :

1. Leya 

O primeiro capítulo é sobre a personagem Leya, uma garotinha de apenas doze anos, que, apesar da pouca idade, já carrega no peito a dor de ter uma vida marcada pela força bruta dos homens, numa era em que um simples sorriso pode custar muito caro. Isto acontece pois a Política Vermelha acredita somente na força dos homens, uma sociedade onde a mulher não tem vez nem voz. 
Leya passeava pela Praça Vermelha quando avistou uma linda mulher de corpo bonito e cabelos vermelhos, enquanto observava a beleza da mesma ela flagrou a jovem ruiva fazendo o ato mais proibido de todos: sorrir. 

"E naquele instante, enquanto corria apressada para seu quarto, Leya percebeu que vivia numa era em que sorrir era expressamente proibido."

2. Brandon 

Já no segundo conhecemos Brandon, um menino de treze anos que lida com alguns problemas familiares. Graças à mais uma conversa de sua mãe com seu pai ele teve de ir dar uma volta, chegando até a Praça Vermelha. Foi lá que ele viu uma garotinha sair correndo (Leya) e procurando o motivo da correria da menina avistou uma Costurada, este era o nome pelo qual mulheres que "seduziam" homens com a boca (principalmente através de sorrisos) ficavam conhecidas, pois se este ato fosse visto suas bocas eram costuradas imediatamente pelos Vis.
Mas o que ele nunca imaginaria aconteceu, uma mulher loura apareceu para ajudar a ruiva, que agora era uma Costurada. Um ato extremamente perigoso e que era considerado traição, e então Brandon decidiu, iria ajudá-las. 

"No momento que ele deu o quinto passo, seu corpo parou assustado. Uma figura loira havia invadido seu campo de visão e se lançado sobre o corpo da ruiva que tremia horrorizada com o sangue que escorria pelo seu rosto." 

3. Joanne 

Já no terceiro (e melhor) capítulo, somos apresentados a Joanne, a corajosa e misteriosa loura que ajudou a Costurada. Ela é de longe a personagem que mais gostei, mesmo correndo todos os riscos ela não se importou, seguiu seu coração e ajudou a ruiva. Levou a jovem para o esconderijo secreto e fez tudo o que pode por ela. Infelizmente uma simples garota não poderia ir contra toda a Força Vermelha. Mas o azul não desistirá, lutaremos até o fim! 
Gente eu queria pedir a ajudinha de vocês sabe, estou procurando meu queixo que caiu no chão enquanto eu lia hehe. Sério não é porque sou puxa-saco da Esther (ok, talvez eu seja um pouco) mas sério esse livro está vindo para arrasar! É impressionante como apenas três capítulos fizeram tudo isso comigo, não vejo a hora de poder ler ele todinho, vou devorar!! 

"Riu da ironia da palavra livre e o significado que nenhuma mulher iria conhecer." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa