quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

13° Resenha - A parede branca do meu quarto


título: A parede branca do meu quarto. 
Autor: Marina Oliveira. 
Páginas: 384.
Editora: Thrsaurus.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐(5/5).

Sinopse:

Após ter um vídeo postado no Youtube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. 

Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietudes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiências e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência. 


Resenha:

Mariana Vilar é uma adolescente que está no terceiro ano do ensino médio, seu único objetivo no momento é estudar dia e noite para gabaritar a prova do PAS. Mari é muito orgulhosa, odeia pedir ajuda para alguém e só enxerga o próprio umbigo. 
No primeiro dia de aula do terceiro ano, ela sofre logo de cara com as piadinhas de seus colegas da nova escola, já que ela é quase uma celebridade desde o ano passado quando um vídeo onde ela tem um surto psicótico durante uma prova foi postado no Youtube, desde então ela é conhecida como "A lunática do PAS". Quando acha um lugar vago na sala, ela se senta e tenta ignorar os risinhos, observando os colegas ao lado ela vê uma garota com fones de ouvido e um menino dormindo profundamente,  Mari não liga, afinal ela não precisa de amigos para ser feliz! Será mesmo? 
Depois de certo tempo, ela se vê amiga, de uma forma bem estranha, daquelas pessoas que se sentam ao seu lado, Lara e Maurício. 
A família de Mari, sua mãe, seu irmão chato, e sua doce vovó logo conhecem os novos amigos de Mariana, e a própria garota orgulhosa percebe que ter amigos é muito melhor do que imaginava. 
Ao longo do livro, Mari evolui como ser humano, para de olhar somente pra si mesma, assume que está apaixonada, tem uma melhor amiga pela primeira vez, se reconcilia com seu pai, e para pra olhar a parede branca do seu quarto. Com a ajuda de seu irmão, que também evoluí e já não é um mala sem alça como antes, aos poucos ela dá mais cor a sua parede...
O que dizer desse livro? Perfeito! Simplesmente amei tudo: a escrita, os personagens, a história, a capa, a lição de vida que tiramos de cada situação que Mariana viveu e o jeito como a autora consegue te prender a cada parte do livro. Só tenho mais uma coisa a dizer: Leiam! 😍



Sobre a autora: 

Marina Oliveira é sagitariana de ascendente Capricórnio; dona de uma imaginação fértil, mas com os pés no chão. Natural de Brasília, criou-se na capital e passou breves temporadas de estudo no Chile e na Inglaterra. Formou-se em Jornalismo, mas nunca se cansou de dizer para o mundo  que “o que quero mesmo é ser escritora”. Atualmente, dá aulas de inglês numa escola de idiomas e mantém um blog, o "Marinescritora". Nele descreve o processo criativo e discute outros assuntos do mundo e da literatura. Nas horas vagas, gosta de ir ao cinema, dançar e aprender a ser uma pessoa melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa